O Esplanada Shopping foi inaugurado em 1991, em Sorocaba, interior de São Paulo, com a proposta de atrair os consumidores da cidade e dos 23 municípios que formam a região. Com apenas quatro anos de funcionamento, em 1995, o Esplanada já era o quarto maior shopping em fluxo de pessoas no interior do estado de São Paulo e no ano seguinte passaria ao terceiro posto em volume de vendas.

Com uma área total de 150 mil m², o Esplanada Shopping conta com 180 lojas.

Todos os meses, circula pelo Esplanada Shopping um público estimado em 1,3 milhão de pessoas, subdividido entre as classes A, B e C.

Atualmente, o Esplanada Shopping é um dos principais empreendimentos do setor no Brasil, atendendo uma população de aproximadamente 2,6 milhões de pessoas, que têm acesso rápido e fácil ao shopping pela Rodovia Raposo Tavares.

O Esplanada Shopping possui uma ampla área de lazer com cinco salas de cinemas, parque de diversões eletrônicas e duas praças de alimentação. A área de serviços tem agência bancária, ambulatório, fraldário, correio e consultório odontológico. O estacionamento tem 2 mil vagas fixas.